Um dos propósitos da gestão de Luciano Pinto é transformar Arroio do Sal em um polo do turismo de artesanatos. Comprometida com a criação de novas oportunidades e o fortalecimento da economia local, a Prefeitura Municipal integrou o seminário de artesanato “Construindo Identidade” à programação da 23ª Festa do Pescador. A iniciativa foi organizada pela equipe da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social nesta quinta-feira (31), com o apoio da EMATER/RS-Ascar, do Artesanato Gaúcho, da FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social) e da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional.
Com um público aproximado de 100 pessoas, o evento reuniu artesãos locais no Centro de Eventos para palestras voltadas à comercialização, oportunidades turísticas e o desenvolvimento da identidade artística dos profissionais. A programação iniciou às 9h com a temática: “Como expor e vender bem seu artesanato em feiras”, ministrada por Joelton Fernandes Nunes. Na parta da tarde, a artesã e palestrante Maria Elizabeth Reginatto, ministrou a palestra “Turismo x Artesanato”, destacando o artesanato como meio de desenvolvimento sustentável para municípios pequenos.
Além da equipe da Cidadania, participaram deste momento, o prefeito Luciano Pinto e o vice-prefeito, Valdir Cenci. O seminário contou ainda com a presença do presidente da Associação de Artesanato de Arroio do Sal, Elton Duarte, que destacou a importância da união entre artesãos e poder público para a atividade. A secretária de Cidadania, Gilseia Oliveira, destacou o intuito de fortalecer não só a associação e o setor. “Eu tenho uma ligação muito forte com artesanato porque também gosto de fazer. Vamos realmente valorizar essa arte e dar condições para que ela cresça. Quando vi a palestra da Bete, pensei: temos que trazer para cá, para que os artesãos saibam destas oportunidades”, afirmou.
Regularização para os artesãos locais
Além das palestras, os artesãos também tiveram acesso ao Serviço de Avaliação e Confecção da Carteira de Artesão (PGA), realizado das 14h às 16h, organizado pela FGTAS. Ao todo, 36 artesãos de Arroio do Sal se regularizaram, garantindo acesso a benefícios e políticas públicas voltadas ao artesanato. O prefeito de Arroio do Sal também reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento da atividade.
“A Festa do Pescador é também local de trabalho e de troca de experiências. Os nossos artesãos estão tendo oportunidades que nunca tiveram antes, seja com os aprendizados do seminário ou com o espaço que dedicamos para a Feira do Empreendedor. A feirinha garante a comercialização adequada dos produtos e artesanatos e, especialmente na festa, as pessoas vão passar primeiro por essas pessoas, seus produtos e artesanatos. É uma excelente visibilidade!”, explica Luciano.
A proposta da administração pública é seguir valorizando o artesanato local o ano todo. A Secretaria da Cidadania desenvolverá, junto aos parceiros, um calendário fixo com ações e eventos para fomento, regularização e capacitação do setor.