MENU
Morre Preta Gil, cantora e empresária, aos 50 anos, vítima de câncer
Cantora anunciou diagnóstico de câncer em 2023
Por Redação Tupancy
Publicado em 20/07/2025 21:12
Geral
Cantora anunciou diagnóstico de câncer em 2023 | Foto: Instagram / Reprodução / CP

Morreu neste domingo, 20, aos 50 anos, a cantora e empresária Preta Gil, filha do músico Gilberto Gil. Preta estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento para complicações em decorrência de um câncer no intestino. Ela anunciou publicamente o diagnóstico de saúde em 2023 e, deste então, dividia nas redes sociais notícias sobre seu quadro clínico.

No dia 18 deste mês, amigos da cantora publicaram fotos com ela em Nova Iorque. “Em uma só estrada somos bem mais fortes”, escreveu Duh Marinho na legenda da publicação.

 

 

 

Entenda o caso de Preta Gil

A cantora tratava um câncer de intestino desde 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue. À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também passou por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão”, segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Recentemente, no entanto, a doença voltou a se manifestar. Preta realizou uma cirurgia em dezembro do ano passado para a retirada de tumores e precisará utilizar uma bolsa de colostomia definitiva. A bolsa coleta fezes ou urina em uma espécie de saco externo ao corpo a partir de uma abertura feita na cavidade abdominal.

Desde março, a cantora relatou uma nova dificuldade: o esgotamento de tratamentos que possam ajudar na remissão da doença aqui no Brasil. Ela explicou, durante uma passagem pelo Domingão com Huck, que iria aos Estados Unidos com o objetivo de tentar novos métodos de tratamento.

 

A cantora estava hospedada em Nova York desde maio. Para realizar o tratamento com medicação experimental, Preta precisa percorrer cerca de 400 quilômetros de Nova York até Washington, onde está localizado o centro médico especializado.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!