O Governo do Rio Grande do Sul anunciou a ampliação de 400 para 500 leitos hospitalares dentro do Programa Inverno Gaúcho com Saúde. A medida tem como objetivo reforçar a rede de atendimento durante o período em que se intensificam os casos de doenças respiratórias, comuns nesta época do ano. O acréscimo representa um aumento de 25% em relação ao número inicialmente previsto.
A ampliação será viabilizada com recursos já previstos no orçamento do programa, que foi lançado em maio deste ano com investimento total de R$133,1 milhões. O valor cobre a abertura de leitos clínicos, de suporte ventilatório e de terapia intensiva, além da compra de insumos hospitalares e apoio à atenção básica em saúde.
Segundo informações do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a decisão foi tomada diante da avaliação de que o inverno de 2025 tem se mostrado mais rigoroso que o dos anos anteriores, exigindo resposta mais robusta por parte da rede hospitalar.
Na última semana, o Diário Oficial do Estado publicou a liberação de R$16,9 milhões para cobrir os custos dos primeiros 191 leitos abertos em 20 hospitais. Deste total, 47 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 142 são de suporte ventilatório pulmonar — sendo 129 voltados a pacientes adultos e 13 a pediátricos.
Além dos leitos temporários com habilitação estadual, o programa também prevê a criação de leitos permanentes com habilitação federal, que seguirão ativos após o encerramento do período crítico do inverno.