MENU
Secretaria da Saúde de Arroio do Sal promove Dia de Doação de Sangue no dia 31 de julho
Por Alexandre Ribeiro
Publicado em 10/07/2025 08:30
Arroio do Sal

A Prefeitura de Arroio do Sal busca ampliar a conscientização da população sobre a importância de doar sangue e salvar vidas. Com o objetivo de aumentar os estoques que suprem a região, o Dia de Doação de Sangue será realizado na quinta-feira, 31 de julho, pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação conta com a parceria da IB Saúde e da Agência Transfusional do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) de Torres, instituição  de referência em atendimentos para o município.

A coleta de sangue dos voluntários será realizada em uma unidade móvel, localizada em frente ao Posto 24 Horas, na nova sede da Secretaria Municipal. Com o apoio dos consulados do Grêmio e do Internacional, a atividade se estenderá por toda a manhã. Para o secretário de Saúde, Wallace Miranda, incentivar a doação é também promover empatia e responsabilidade social. “Desde já convidamos toda a população para participar desta corrente do bem. Doar sangue é um ato de empatia e responsabilidade que salva vidas e contribui com o atendimento hospitalar”, diz o secretário.

 

Salve vidas: quem pode doar?

Ser um doador é bastante simples! Desde que esteja dentro dos requisitos necessários, no dia da ação, o voluntário deverá apenas apresentar um documento oficial com foto e aguardar a sua vez de coleta. Os requisitos reforçados pela Saúde são:

 

Estar em boas condições de saúde

Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização e presença dos responsáveis)

Pesar mais de 50 quilos

Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas

 

Impedimentos temporários

Mas, atenção: não será permitido doar em jejum, após a ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou ter fumado dentro de duas horas antes da coleta. O voluntário também deve ficar atento a algumas condições impedem a doação de sangue por um período, como:

 

Gripe ou febre

Gravidez ou amamentação (para bebês com menos de 12 meses)

Tatuagem ou piercing realizados nos últimos meses

Procedimentos cirúrgicos recentes

Vacinas contra a Covid-19 (intervalo entre 48 horas a 7 dias, conforme o fabricante)

 

Impedimentos definitivos

Entretanto, existem condições que impedem definitivamente que a pessoa seja um doador de sangue, como:

 

Doença de Chagas 

Hepatite após os 11 anos de idade

HIV, Hepatite B ou C, HTLV

Histórico de uso de drogas injetáveis

 

Orientações importantes

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é fundamental o doador estar bem hidratado e evitar alimentação gordurosa antes da coleta. Ainda, recomenda-se o uso de roupas confortáveis no dia. Mais informações sobre o Dia de Doação de Sangue podem ser adquiridas com a Secretaria de Saúde no telefone (51) 3687-3516 das 13h às 19h. 

 

 

 

Fonte: ASCOM PMAS

Comentários
Comentário enviado com sucesso!