MENU
A 10ª Conferência de Assistência Social propõe qualificação e ampliação de serviços em Arroio do Sal
Por Alexandre Ribeiro
Publicado em 10/07/2025 08:26
Arroio do Sal

Priorizando a elaboração de políticas públicas mais eficazes e inclusivas, a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, por meio da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou, na última sexta-feira (4), a X Conferência Municipal de Assistência Social – SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Ampliação dos serviços sociais, aumento de recursos para a assistência social local e novos investimentos para o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) foram destaques do evento.

Conforme as diretrizes previstas na legislação vigente, a conferência municipal foi realizada em dois turnos, garantindo um espaço democrático para a apresentação, o debate e a sugestão de propostas voltadas para a assistência social. Pela manhã, autoridades municipais realizaram a abertura oficial da conferência, e os eixos temáticos foram apresentados aos participantes.

Esta edição abordou cinco eixos centrais: universalização do SUAS, aperfeiçoamento contínuo do SUAS, integração de benefícios socioassistenciais, gestão democrática, informações no SUAS e comunicação transparente, além de sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do sistema. Durante a tarde, o público acompanhou a apresentação do Coral Vozes Iluminadas, que antecedeu os debates finais e a formulação das propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e federal.

A coordenadora e organizadora do evento, Tainara Vigaró Gonçalves, destacou o compromisso com o aprimoramento contínuo dos serviços sociais no município. “A conferência foi determinante para deliberar o aumento de recursos destinados ao município e a ampliação do quadro de colaboradores atuantes no serviço social, com o objetivo de atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente mulheres e idosos. As propostas serão encaminhadas para a conferência estadual”, explicou Tainara.

 

Etapa estadual será em outubro

A conferência é uma proposta do Governo Federal, realizada a cada dois anos com a participação das três esferas: municipal, estadual e federal. A secretária de Cidadania, Gilseia de Oliveira, explicou que as propostas municipais serão levadas à 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, com tema central “20 anos do Sistema Único de Assistência Social: construção, proteção social e resistência”, que ocorre em Porto Alegre, de 7 a 9 de outubro. “A conferência foi um momento importante de escuta e contribuição coletiva de sugestões. Levantamos demandas reais da comunidade e elaboramos propostas que agora seguem para a etapa estadual, onde vários municípios do estado serão representados”, afirmou.

Na ocasião, a equipe da Cidadania também elegeu os delegados que representarão Arroio do Sal nas próximas fases de debate. O município será representado por Enedir Brulinger Barboza ou, em sua ausência, pela suplente Flávia Suzana Martins Bortoli. Representando a administração pública, participará José Antônio Monteiro ou, como suplente, Tainara Gonçalves.

 

Fonte: ASCOM PMAS

Comentários
Comentário enviado com sucesso!