Na noite deste sábado, na Arena, o Grêmio chegou a abrir o placar, mas não conseguiu segurar a vitória e empatou com o Bragantino por 1 a 1, em duelo válido pela 8ª rodada do Brasileirão. Os gols foram marcados por Amuzu e Isidro Pitta na reta final do segundo tempo.
Com o resultado, o Tricolor chegou aos oito pontos e caiu para a 14ª colocação na tabela. Já o Massa Bruta soma 17 pontos e assumiu de forma provisória a liderança da competição nacional. Na terça-feira, às 19h, os gaúchos recebem o Godoy Cruz, pela 5ª rodada da Sul-Americana.
Pouco futebol na Arena
Mano Menezes surpreendeu na escalação inicial. De terceira opção para meia-armador, Nathan Pescador ganhou oportunidade de começar contra o Bragantino. E foi dele o chute mais perigoso do primeiro tempo na Arena. Aos 3, o camisa 14 recebeu da intermediária e soltou a bomba. A bola passou perto da trave direita de Cleiton, que saltou e não achou nada.
Mesmo fora de casa, o Massa Bruta teve mais posse de bola e tomou as rédeas da partida. Com boas combinações pelos lados, a equipe paulista tentava chegar ao gol de Tiago Volpi. Porém, faltou contundência para criar uma chance mais clara de gol. Homem mais avançado, Eduardo Sasha até tentou, incomodou, mas teve dois chutes por cima do gol. Sant'Anna também arriscou de fora da área, mas não levou perigo.
O Tricolor, por sua vez, marcava muito no campo defensivo e buscava as jogadas em velocidade, principalmente pelo lado esquerdo com Cristian Olivera. Em duas chegadas, o uruguaio pecou na hora do cruzamento, sem conseguir achar Braithwaite na área. A pouca criação no meio-campo incomodou os torcedores na Arena, que não viam o time levar perigo ao goleiro Cleiton.
Reta final com gols e empate
A tônica do segundo tempo seguiu a mesma. Com a bola no campo ofensivo, o Massa Bruta iniciou rondando a área gremista. Em uma das jogadas, obrigou ótima defesa de Volpi. Aos 6, Jhon Jhon cruzou da esquerda, Lucas Barbosa desviou de cabeça e o goleiro gremista fez milagre ao espalmar a bola.
A pressão paulista continuou e, aos 11, teve mais uma chance para abrir o placar. Jhon Jhon cobrou falta da meia-esquerda e, por centímetros, Guzmán Rodríguez não completou para o gol vazio. Preocupado, Mano Menezes lançou mão de Monsalve e Amuzu nos lugares de Nathan Pescador, bastante vaiado, e Alysson.
As mudanças melhoraram a equipe tricolor. Aos 16, Braithwaite pegou a sobra e bateu desviado para fora. Dois minutos depois, Monsalve foi derrubado na entrada da grande área. Na cobrança, Braithwaite obrigou boa defesa de Cleiton no canto esquerdo. O dinamarquês teve outra chance, após passe de Monsalve, mas parou em boa defesa do goleiro do Massa Bruta.
Melhor na partida, o Grêmio seguiu levando perigo ao gol do Bragantino. Aos 40, a bola sobrou para Arezo dentro da grande área. O uruguaio soltou a bomba e acertou a trave direita de Cleiton. Na pressão, o Tricolor abriu o placar na Arena. Aos 41, Amuzu recebeu pela esquerdo, cortou a marcação e finalizou com perigo no canto esquerdo: 1 a 0. Porém, a festa gremista durou muito pouco. No minuto seguinte, Eric Ramires recebeu lançamento de Pedro Henrique dentro da área e ajeitou para Isidro Pitta, que bateu com categoria no canto esquerdo de Volpi: 1 a 1.